sexta-feira, 24 de abril de 2009

Acidente ambiental - Pássaro fumante e incendiário


Um pássaro provocou um incêndio que destruiu uma loja na Inglaterra, causando um prejuízo de 250 mil libras (cerca de R$ 816 mil). A investigação policial concluiu que um passarinho, provavelmente um pardal ecologicamente incorreto, levou um cigarro aceso para seu ninho no telhado da loja, onde o incêndio começou.

No dia 9 de março, os bombeiros foram chamados para combater o fogo no telhado da Crescent Stores, no condado de Lincolnshire. As primeiras investigações não encontraram falhas no sistema elétrico ou de gás, mas os peritos encontraram 35 pontas de cigarros em vários ninhos de pardais nas calhas do telhado.

Depois de intensas buscas, os consultores da companhia de seguros da loja disseram ao proprietário, Paul Sheriff, que um cigarro aceso levado por um pássaro era a única explicação possível para o incêndio.

O telhado desapareceu e o apartamento no andar de cima, que o proprietário havia acabado de decorar, ficou totalmente destruído. O estrago foi grande. A loja ficou imunda, o forro do teto caiu e toda a instalação elétrica foi destruída.

Sheriff agora instalou um telhado especial em sua loja para evitar novos acidentes. A loja já foi reaberta, mas o apartamento no andar de cima ainda está sendo reformado.