quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Mercado - Bovespa exclui Petrobras do índice de empresas sustentáveis


A lista de empresas que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), indicador da BM&Bovespa formado por ações de companhias que apresentam alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social, excluiu a Petrobras neste ano. Na mesma fila, ficaram de fora a empresa de celulose Aracruz, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Iochpe-Maxion, indústria de componentes automotivos, Weg, fábrica de motores elétricos e CCR Rodovias, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, a Via Dutra, a Via Lagos e as principais estradas de São Paulo.

ONGs e Secretarias Estaduais do Meio Ambiente encaminharam em outubro uma carta ao presidente do Conselho Deliberativo do ISE pedindo que a Petrobras fosse excluída da carteira. A decisão mostra que não basta que as empresas sejam viáveis economicamente, elas precisam de uma licença junto à sociedade para operar com responsabilidade socioambiental. Um dos principais argumentos apresentados contra a presença da Petrobras no ISE foi o descumprimento da resolução 315 do Conama, que determinou, em 2002, a diminuição dos níveis de enxofre no diesel brasileiro a partir de 2009.

Passou da hora de mostrar quem é quem nesse mercado que se diz verde. Chega de usar o meio ambiente e ações sociais como instrumentos de marketing para encobrir as mais tradicionais e conservadoras formas de agir e lucrar. Chega de maquiagem ambiental. Os lucros dessas e muitas outras empresas, principalmente bancos, são astronômicos perto dos irrisórios investimentos que se gabam fazer na área sócio-ambiental. A lista deveria ser muito maior.