quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Crime ambiental - PROCURA-SE

O governo americano apresentou um novo tipo de lista de mais procurados. São os fugitivos ambientais, acusados de atacar a natureza, por contrabandear produtos químicos que corroem a camada de ozônio, jogar lixo tóxico nos rios e nos mares, comercializar em carros poluentes, dentre outras peripécias.

Na lista de inimigos públicos do FBI, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) foca crimes ambientais e apresenta uma lista de 23 fugitivos, contendo fotos e uma descrição das acusações feitas. Segundo o FBI, as pessoas listadas representam "o universo descarado das pessoas que estão fugindo da lei". Muitos estão sob risco de anos de prisão, e algumas das acusações podem resultar em centenas de milhares de dólares em multas.


Um deles é John Karayannides, acusado de orquestrar o despejo de 487 toneladas de trigo contaminado com óleo diesel no mar do Sul da China, em 1998. Acredita-se que ele tenha fugido para a Grécia. Também em fuga está a dupla de pai e filho Carlos Giordano e Allesandro Giordano, presa em 2003 por dirigir uma importadora de veículos que trazia para os EUA carros fora do limite de poluição do país. Acredita-se que estejam na Itália.

Já imaginaram o tamanho da lista da Polícia Federal se fosse aqui no Brasil? Quantos presídios a mais teriam que ser construídos?