quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ecoturismo – Baleias que geram riqueza sem depredação


Imbituba, município de Santa Catarina, se prepara para receber os turistas na temporada das baleias que começa em 19 de julho. As águas mais aquecidas do Atlântico começam a atrair as primeiras baleias francas para a costa do estado, deixando as águas mais frias do extremo sul. Todos os anos Imbituba recebe a visita ilustre das baleias, em particular mamãe-baleias e seus filhotes recém-nascidos, que são amamentados e por isso, fortalecidos para retornar à Antártida. A temporada de observação termina em novembro.

O “whale watching”, como também é chamada a modalidade de observação de baleias, acontece no Brasil principalmente na Bahia, com a baleia jubarte, e em Santa Catarina, com a baleia franca.

Baleia franca (Eubalaena australis)

Projeto Baleia Franca - Imbituba, SC

A observação da espécie em Santa Catarina pode ocorrer por terra ou por meio de barcos, que desligam seus motores a cerca de 200 metros de distância das baleias, para aguardar que elas se aproximem espontaneamente do barco. As baleias francas chegam a até 30 metros de distância da praia. Tanto o passeio marítimo com grupo mínimo de 06 pessoas, quanto o passeio por terra em, em micro-ônibus, contam com o acompanhamento de monitores e biólogos. Antes de escolher a empresa com que fará o passeio, o ecoturista deve atentar para a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o reconhecimento da Embratur, condições para o desenvolvimento da atividade sem prejuízos ao meio ambiente.



A modalidade de turismo sustentável atrai cada vez mais adeptos brasileiros e estrangeiros para a Praia do Rosa, na APA da Baleia Franca. Em 04 anos a atividade cresceu mais de 275 % no estado de Santa Catarina.

Em 2003, a praia do Rosa foi reconhecida como uma das 30 baías mais belas do mundo. O título, uma espécie de selo de qualidade, foi concedido pelo Club de las plus belles baies du monde, uma Organização Não Governamental com sede em Paris. Foi considerada também, em outubro do mesmo ano, pela revista Próxima Viagem, uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. A 80 Km ao sul de Florianópolis, possui 07 Km de areia, cercada de um maravilhoso verde entre as montanhas, onde se encontra cactus em meio às flores e diversas trilhas ecológicas. Lugar perfeito para o surf, windsurf, jet ski, pesca, cavalgadas e trekking. A praia tem o formato de uma meia-lua. Nos cantos norte e sul, ficam as áreas mais próprias para o surf. No centro está a Lagoa do Meio, com água salgada e tranquila, frequentada mais por famílias e casais. Atrás dos morros existe ainda um conjunto de quatro lagoas, que também foram formadas por braços do mar, desligados por porções de terra.

Com aproximadamente 35.000 habitantes, o município vem se estruturando para servir de modelo de gestão pública ecológica. O ecoturista tem à disposição hospedagem de qualidade internacional, em lugares descontraídos, confortáveis e aconchegantes que proporcionam tranqüilidade, segurança e lazer. A região é ideal para quem procura descansar e curtir a natureza, com lagoas, dunas e praias de águas límpidas e ótima balneabilidade. Junto com os ricos recursos naturais, o visitante encontrará preservada a cultura açoriana típica dos colonizadores locais, com sua deliciosa gastronomia e a forma rústica de pescar dos pescadores.

Hospedagem e gastronomia de qualidade

Cavalgada na Praia do Rosa

Todos os anos em setembro, a Prefeitura Municipal realiza Festa da Baleia Franca, com diversas atrações exaltando a importância da preservação da espécie e dos cuidados com o meio ambiente. Além disso, outros eventos são promovidos durante o ano, como a Festa Nacional do Camarão (janeiro), a Festa da Tainha (junho), campeonatos brasileiros e mundiais de wind surf, kite surf, surf e jet sky, além de congressos e eventos relacionados com turismo e ecologia. É atividade para o ano todo. Ecoturismo de qualidade, geração de emprego e renda o ano todo.


Praia do Rosa - Imbituba, SC

O “whale watching” em Imbituba é um exemplo de como o turismo sustentável é decisivo para a qualificação de um destino turístico. A observação de baleias é responsável pelo ponto alto do calendário turístico do município e a cada ano traz mais visitantes, brasileiros e estrangeiros para Santa Catarina.

Taí um bom exemplo para prefeitos e governadores promoverem geração de emprego e renda, com turismo de qualidade sem agredir o meio ambiente. Desenvolvimento é qualidade, não quantidade a qualquer custo. Chega de degradação, churrasquinho de gato, ônibus pirata, sujeira, baderna, pardieiros, "kitnets", favelização e depredação. Ordenação ecológica, rural e urbana, é a meta da vez. Respeito e dignidade ao ser humano, à flora, à fauna e demais recursos naturais. Chega de discursos e roubalheira. O planeta clama por seriedade, sustentabilidade.