terça-feira, 7 de outubro de 2008

Animal do mês - CARANGUEJEIRA NEGRA BRASILEIRA (Grammostola pulchra)


Características – pode chegar a 15 cm de comprimento e viver por 20 anos. Muito robusta, são aranhas geralmente grandes, com pêlos compridos nas pernas e no abdômen, de coloração totalmente negra. Apesar do grande porte, não oferecem perigo quanto ao seu veneno.
Habitat – semi-árido
Ocorrência – região sul e sudeste do Brasil.
Hábitos – terrestre e errante. Não são agressivas, só picando se forem molestadas. Procuram fugir no primeiro momento de contato, assumindo uma postura defensiva, se continuar a ser molestada. Quando vão sofrer a troca de pele (ecdise), tecem um lençol de teia e deitam-se de costas, e esperam até que comece a troca, primeiro sai o cefalotórax depois as pernas e a pele do abdômen (a pele do abdômen sempre sai como se estivesse vazio pois contêm os intestinos, etc). Essa troca de pele dura em torno de 4 horas.
Alimentação – grilos, gafanhotos e baratas. São grandes caçadoras.
Reprodução – o macho tece uma teia que chamamos de teia espermática, onde ele vai depositar seu sêmen e coletar com os bulbos copuladores para o acasalamento. É normal a fêmea matar o macho, principalmente se ele for descuidado. A fêmea põe de 200 a 800 ovos, faz um casulo contendo os ovos e protege-os durante um tempo onde ajuda os filhotes, fazendo um orifício para que possam sair.
Ameaças – matança indiscriminada e tráfico de animais silvestres.
Cuidados - veneno pouco potente e causando dor local discreta.

(Fonte - Vivaterra)