terça-feira, 24 de junho de 2008

Economia - Inflação fará com que o mundo reduza o crescimento


"A inflação já atingiu níveis de crise global. A variação de preços está entre os dois dígitos em vários países, como Índia, Rússia, Argentina e Venezuela. Isso significa que o mundo terá que elevar a taxa de juros e reduzir o ritmo de crescimento. Depois de cinco anos, teremos uma expansão mundial mais baixa."


E
sse é o destaque do Blog da comentarista de economia Miriam Leitão na capa do Globo On Line.

Só agora os senhores especialistas estão vendo isso? Há muito tempo que ambientalistas vêm alertando para a forma como a economia mundial vem se "desenvolvendo". Não há planeta que sustente crescimentos como temos visto nessas últimas décadas. Uma hora tem de haver um colapso! E a hora está chegando. Não vê quem é cego ou não quer enxergar e continuar espoliando recursos naturais.

A China, até pouco tempo atrás, era dada, pelos senhores especialistas, como exemplo de país em desenvolvimento. Todos deviam seguir o seu exemplo! A comentarista Miriam Leitão era uma das que defendiam o "crescimento" fabuloso da China, em comparação ao medíocre crescimento brasileiro. A China nunca cresceu a taxas de dois dígitos! Na realidade, crescendo a esse nível, a China terá que desembolsar outro tanto na recuperação ambiental, caso queira ter o mínimo de qualidade de vida para sua população. Resumindo: o que lucra tem de ser investido em recuperação do meio ambiente.

A China, como outros países, "crescem" às custas da destruição desenfreada. Da falta de consciência, comum à maioria dos economistas e governantes, que esquecem conceitos básicos de sustentabilidade. Ou seja: uma economia só se sustenta respeitando-se os estoques de recursos naturais, utilizando-os de forma racional. É básico! E muitos desses economistas que só enxergam o resultado financeiro, esquecendo-se da matéria-prima que garante esse resultado (os recursos naturais), hoje se passam por ambientalistas! Muitos dirigiram e dirigem bancos, empresas, etc., que até pouco tempo atrás só pensavam em alferir lucros não importando-se por quais meios. Evidentemente, contribuindo, direta ou indiretamente, para enormes passivos ambientais. Hoje veiculam propagandas nas mídias, mostrando-se verdadeiros defensores do meio ambiente.
Cuidado com as propagandas enganosas!