quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Meio ambiente - Selo verde para ônibus que não polui


Foi lançado na manhã desta quarta-feira (17-09), na Praia do Leme, o Selo Verde, projeto que tem como objetivo reduzir a emissão de gases na atmosfera pelos ônibus da cidade do Rio de Janeiro. A partir de agora, os passageiros poderão saber quais ônibus da cidade estão engajados no Projeto Procon Fumaça Preta, por meio de um selo colado no vidro dianteiro dos veículos. Todos os coletivos dentro dos padrões de emissão de gás carbônico (94% da frota) serão identificados.

Para os gestores do projeto, o selo é um instrumento de gestão ambiental e de comunicação extremamente importante. Ele permitirá que a sociedade fiscalize o trabalho que vem sendo feito e a forma como o serviço vem sendo prestado. A partir do momento que as pessoas virem o selo vão passar a se preocupar mais com o meio ambiente, sendo por meio de denúncias ou no seu dia-a-dia. É um instrumento de educação da população. O Procon Fumaça Preta é resultado de um convênio assinado em dezembro do ano passado entre a Secretaria do Ambiente, Feema, Fetranspor e a Petrobras/Conpet.

O controle das emissões de gases de efeito estufa dos ônibus que circulam no estado já vem sendo feito, com utilização de moderna tecnologia e com equipamentos homologados pelo Inmetro. Porém, a partir desta quarta-feira, todos os coletivos que estiverem dentro dos padrões receberão o selo de aprovação.

Dentre os compromissos do convênio está a redução e neutralização das emissões de gases de efeito estufa, pela frota de ônibus circulante, em 790 mil toneladas de CO2, a redução da queima de diesel em 290 milhões de litros, o plantio de 179.200 árvores, dentre outros.

Ótima iniciativa. Falta agora retirar de circulação os veículos fora dos padrões de emissões e segurança, principalmente vans e caminhões que infestam a cidade.