
Para os gestores do projeto, o selo é um instrumento de gestão ambiental e de comunicação extremamente importante. Ele permitirá que a sociedade fiscalize o trabalho que vem sendo feito e a forma como o serviço vem sendo prestado. A partir do momento que as pessoas virem o selo vão passar a se preocupar mais com o meio ambiente, sendo por meio de denúncias ou no seu dia-a-dia. É um instrumento de educação da população. O Procon Fumaça Preta é resultado de um convênio assinado em dezembro do ano passado entre a Secretaria do Ambiente, Feema, Fetranspor e a Petrobras/Conpet.
O controle das emissões de gases de efeito estufa dos ônibus que circulam no estado já vem sendo feito, com utilização de moderna tecnologia e com equipamentos homologados pelo Inmetro. Porém, a partir desta quarta-feira, todos os coletivos que estiverem dentro dos padrões receberão o selo de aprovação.
Dentre os compromissos do convênio está a redução e neutralização das emissões de gases de efeito estufa, pela frota de ônibus circulante, em 790 mil toneladas de CO2, a redução da queima de diesel em 290 milhões de litros, o plantio de 179.200 árvores, dentre outros.
Ótima iniciativa. Falta agora retirar de circulação os veículos fora dos padrões de emissões e segurança, principalmente vans e caminhões que infestam a cidade.