sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Meio ambiente - Brasil tem plano para mais 60 termonucleares


Durante sua visita em Angra dos Reis, ao terreno que começa a ser preparado ainda este mês para abrigar o canteiro de obras onde será construída, no prazo de cinco anos, a Usina Angra 3, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que o Brasil deverá construir de 50 a 60 usinas nucleares nos próximos 50 anos (uma por ano em média!). Com capacidade para gerar aproximadamente mil megawatts cada unidade, as usinas farão parte da retomada do programa nuclear brasileiro. Uma das justificativas para dar continuidade ao programa nuclear foi o problema surgido na Bolívia com a interrupção do fornecimento de gás. Segundo o ministro, o presidente Lula considera a política nuclear prioritária para o Brasil e Angra 3 é uma decisão pessoal dele, a partir de parecer do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).

Além de Angra 3, no Rio de Janeiro, já estão definidas as construções de duas unidades no Sudeste e outras duas no Nordeste. Ainda segundo o ministro, no Nordeste, vários estados já manifestaram interesse em receber as usinas, entre eles Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. No Sudeste ainda não houve manifestação neste sentido. Mas há, sim, um programa em andamento a ser submetido ao CNPE para a construção de outras unidades totalizando 60 mil megawatts. Este volume de energia gerada por centrais nucleares representa pouco mais de 50% da capacidade instalada atual do país, que é da ordem de 100 mil MW.

Lobão acredita que não haverá qualquer problema na obtenção de licenciamento para Angra 3. As obras de Angra 3 começam até abril do ano que vem, e que as exigências ambientais não atrasarão o projeto. As 60 exigências feitas pelo Ministério do Meio Ambiente estão sendo cumpridas ou serão ao longo da obra. Sobre o armazenamento do lixo nuclear, Lobão disse que o Brasil está fazendo este trabalho de forma adequada, apesar de não ter um local definitivo para esses rejeitos.

O ministro Lobão está seguro e tranqüilo com relação ao licenciamento ambiental de mais 60 termonucleares pelo Brasil afora. Pelo andar da carruagem, preparem-se brasileiros para ficarem cercados por usinas atômicas, pois basta o Ministério de Meio Ambiente estabelecer algumas “exigências brutais” e pronto. O país continental, com recursos fantásticos para geração de energia (eólica, solar, hidráulica, etc.) se tornará o país atômico. Que visão extraordinária de desenvolvimento sustentável tem esse pessoal que ainda nos governa
(acha que governa)! Enquanto o mundo implode termonucleares, o Brasil quer construir 60. Nossas futuras gerações é que "pagarão o pato".