segunda-feira, 28 de julho de 2008

Crime - Apreendidos pássaros e tartarugas em feira clandestina de São Gonçalo


A polícia apreendeu 370 pássaros em uma feira clandestina de animais em Alcântara, distrito de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Também foram apreendidas tartarugas na operação. Os animais foram levados para o zoológico de Niterói, onde receberão tratamento. Alguns são de uma espécie típica da Bahia. Segundo os veterinários, eles chegaram em gaiolas muito pequenas. Quase cem já morreram e muitos outros estão doentes. Os animais que sobreviverem serão libertados em uma reserva florestal na quarta-feira. As tartarugas apreendidas também estão no zoológico.


Na operação, três pessoas foram detidas. Elas prestaram depoimento e vão responder ao processo em liberdade. A pena para comércio ilegal de animais silvestres é de seis meses a um ano de cadeia, mais multa estipulada pela Justiça.

Feiras clandestinas estão espalhadas por toda parte, mas esses crimes continuam acontecendo nas barbas das autoridades em feiras tradicionais e legalizadas como a Feira de Caxias, no municiípio de Duque de Caxias, há mais de 50 anos. Esse é o maior centro de comércio ilegal de animais silvestres e deve receber atuação constante e efetiva dos órgãos de fiscalização ambiental. Repressão total já! Chega de conivência! Chega de impunidade!