quarta-feira, 23 de julho de 2008

Meio ambiente - Queimar lixo, além de crime, é falta de vergonha



É inacreditável o que ainda ocorre nas cidades brasileiras com relação ao lixo. Não bastasse a falta de saneamento em muitos centros urbanos do país, muitos insistem em continuar contribuindo para o aumento da poluição através da queima de "lixo". Apesar de toda a informação hoje disponível pela televisão, por todos os meios de comunicação e pela internet, apesar do tema meio ambiente ser corriqueiro no dia-a-dia do urbanóide, alguns insistem em continuar destruindo o meio ambiente e contribuindo para piorar a qualidade de vida nas cidades. Como vemos, não é por falta de informação. Fica claro que é por falta de cidadania. É por falta de respeito ao próximo. Usando um termo mais chulo, por falta de vergonha na cara. Esses preferem passar a vida sem dar pelota para as pessoas que vivem ao seu redor. É o mesmo tipo de sujeito que joga lixo na praia, nas ruas, fuma em locais fechados, desrespeitam o trânsito e os pedestres, dirigem embreagados, corrompem e são corrompíveis, etc. Preferem se divertir vendo novelas, programas sem qualquer conteúdo, encher a cara em botecos, discutir os "problemas" do futebol, dar muito valor às popozudas, adoram adotar a lei do mínimo esforço. Vieram à vida para se divertir e o resto que se dane. Só pode ser isso. Vieram para não deixar nada e sim para usufruir sem se preocupar com o resultado de suas ações.


Pois bem, para esses que pouco se lixam para o próximo, que continuam a ignorar o problema e insistem no hábito de eliminar “lixo” ou se livrar de folhas de árvores no quintal de casa, rua ou terreno baldio através de queimadas, alertamos que queimar “lixo” nas cidades é crime ambiental, podendo render ao infrator multa de R$ 500 a R$ 50 milhões. O que diz a Lei de Crimes Ambientais (9.605 de 13 de fevereiro de 1998) em seu artigo 54: causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana… Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população: pena de reclusão, de um a cinco anos.

Além de ser um ato totalmente desnecessário (levando em consideração que na maioria das cidades existe a coleta de lixo domiciliar), representa risco ambiental e à saúde. Esse tipo de atitude também é previsto nos Códigos de Posturas da maioria dos municípios brasileiros. Como a maioria da população não sabe nem o que é Código de Posturas, haja visto as barbaridades que vêm ocorrendo nas áreas urbanas do país, nas barbas das “autoridades”, não dá para esperar muita coisa.


Aqui no Rio de Janeiro, um dos maiores centros urbanos do país, a cena é corriqueira. A quantidade de boçais que pratica tal ato é enorme. Isso fica comprovado com o número de ligações recebidas pelo Corpo de Bombeiros, denunciando pessoas cometendo esse tipo de infração. Não é raro ver tropas do Corpo de Bombeiros apagando incêndios em terrenos baldios, em benfeitorias atingidas por tal imbecilidade, dentre outras conseqüências com a mesma origem.

Queimam de tudo, de folhas secas até borracha. Tem dias que só saindo de casa para bem longe do centro urbano para poder respirar. A fumaça produzida pela queima de resíduos invade residências, hospitais, estabelecimentos comerciais, deixando o ar irrespirável e provocando a ira de alguns moradores, principalmente donas de casa. É normal todo o serviço de lavagem de roupas ir literalmente por água a baixo, pois ao acabar de colocar a roupa no varal é preciso correr para retirar as peças, antes que fiquem tomadas pela fumaça. Essa fumaça, formada por gás carbônico e outros gases tóxicos, contribui para o aumento do efeito estufa, além de trazer problemas para a saúde humana, como alergias, câncer, doenças respiratórias e dermatológicas. No inverno, época mais seca do ano, esses problemas se agravam.


Vale lembrar a esses inconsequentes, que lixo não é lixo, que folha seca não é lixo. A grande maioria dos resíduos produzidos pelo ser humano é totalmente reciclável, não precisando ser queimada. As folhas secas podem ser amontoadas e, num processo de compostagem, originar um excelente adubo para fertilização de jardins, hortas domésticas e escolares, pomares e arborização urbana. Em suma: todo "lixo" produzido pode ser reutilizado, reaproveitado.

Tem gente que ainda diz que isso é um problema cultural! Que cultura de quem diz e de quem pratica!

Contribuindo para esse estado de coisas, temos a incompetência das autoridades que, coniventes e/ou despreparadas, continuam a permitir tais atrocidades, não tomando qualquer providência para acabar com o problema. Preferem ficar em seus gabinetes, pois devem achar que os que promovem a queima de resíduos contribuem diretamente para aumentar a vida útil de seus lixões e diminuir o serviço de coleta urbana. Só pode ser isso o que eles pensam! Se é que pensam (a grande maioria é despreparada para pensar). Até hoje, mesmo depois de várias denúncias aos órgãos municipais de fiscalização, não vimos qualquer providência (autuação, multa, etc.) por parte do Poder Público para coibir tal ação aqui no Rio de Janeiro. Principalmente nesses últimos tempos em que a cidade está largada às traças. Aliás, ainda existe prefeito nessa cidade?

Resumindo: queimar lixo, além de crime, é falta de vergonha de quem queima e das autoridades.

Denuncie os casos de queima de lixo. Não desista. Talvez eles se conscientizem e as autoridades responsáveis (se é que existem) comecem a tomar providências.