segunda-feira, 28 de julho de 2008

Denúncia - Uma única face do etanol brasileiro


Essa é apenas uma face do tão defendido etanol brasileiro. Essa situação também não é restrita ao etanol. É típica da área rural brasileira. Não bastasse a exploração da mão-de-obra, típica de um país escravagista, o transporte de trabalhadores rurais é vergonhoso, desumano.

Esta semana, o Jornal Nacional mostrou reportagem sobre o assunto e nós veiculamos o vídeo aqui no blog. Trabalhadores sendo tranportados sem qualquer segurança, em verdadeiras sucatas, dignas de ferro-velho. Como um sistema de produção nessa situação pode ser considerado ecológico?


Não é possível aceitar esse tipo de coisa em um país que pretende se tornar uma potencia energética e exemplo para o mundo no setor.

Que conseito de desenvolvimento sustentável passa pela cabeça desses que divulgam aos quatro ventos a cultura da cana de açúcar no Brasil para produção de combustível? Será que eles estão realmente no Brasil? Nos gabinetes, nos jatinhos, nas recepções, realmente não dá para ver o que acontece nos rincões. E há muito tempo! Não é de hoje. Que políticos e empresários são esses?