terça-feira, 29 de julho de 2008
Meio ambiente - Ações mirabolantes, resultados desconsertantes II - Pela terceira vez
Pela terceira vez (ontém, 28/07) fracassa a tentativa do governo de leiloar o rebanho de 3.046 bovinos, os chamados bois piratas, apreendidos no fim do mês passado na estação ecológica Terra do Meio, no Pará.
Não houve nenhuma oferta de compra e o governo terá que administrar por pelo menos mais uma semana os animais. Não foi possível manter o deságio de 60% pretendido pelo governo, pois o corregedor geral da Justiça Federal da 1ª Região, Olindo Herculano de Menezes, entrou com agravo de instrumento contra a proposta do instituto de redução do lance original. Segundo ele, o gado estaria abaixo do preço de mercado.
A falta de informações e de divulgação regional sobre os detalhes do leilão são apontados por especialistas como alguns dos principais fatores para os seguidos fracassos do governo.
O dinheiro arrecadado seria doado ao programa Fome Zero.
Na próxima terça-feira (05/08) o ministério realizará o quarto e último leilão dos "bois piratas".
Enquanto o problema não é resolvido, o governo tem que gastar recursos para manter o rebanho apreendido (e lá se vai mais dinheiro público!). Se mais uma vez fracassar a tentativa, o que será feito dos "bois piratas"? Que situação!