terça-feira, 22 de julho de 2008

Crime - Operação autua 15 por cativeiro de aves silvestres



Fiscais do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) participaram de uma operação conjunta em Petrópolis que resultou na apreensão de 65 aves silvestres e na autuação de 15 pessoas por cativeiro de animais silvestres, além da destruição de três ranchos de caça. A ação que contou com 20 agentes do IEF/RJ e do Instituto Chico Mendes (ICMBio), começou na quinta-feira (17/07) e terminou no sábado (19/07), no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e na Área de Proteção Ambiental de Petrópolis.

Os agentes fiscalizaram uma trilha entre as localidades do Bonfim e do Caxambu Pequeno, no entorno e dentro dos limites do parque, e também estiveram na localidade do Meio da Serra, na APA Petrópolis. Além da autuação dos infratores que mantém pássaros silvestres em cativeiro, os fiscais também notificaram donos de construções irregulares na área da antiga Fábrica de Tecidos Cometa, um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As 15 pessoas autuadas por manter aves silvestres em cativeiro serão multadas. Os valores variam de acordo com o grau de risco de extinção do animal apreendido.

As operações conjuntas vão continuar, dentro da estratégia elaborada pelos dirigentes das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. O mosaico abrange uma área com cerca de 233.710 hectares de 13 municípios, com um total de 22 unidades de conservação federais, estaduais e municipais. O objetivo dos mosaicos é o de estabelecer estratégias comuns de gestão ambiental das unidades de conservação situadas numa determinada região.

Apesar de ser muito difícil para órgãos falidos com o IEF-RJ, o IBAMA e mesmo o novo Chico Mendes (já nasceu falido), operações desse tipo devem continuar, porém se agissem de forma conjunta, maciça e constante na Feira de Caxias, o tráfico e comércio ilegal de animais silvestres diminuiria consideravelmente no Rio de Janeiro, o maior pólo de contrabando de animais do país, porta de saída para o exterior. É vergonhoso o que ocorre há décadas (mais de 50 anos) no Município de Duque de Caxias com a conivência das autoridades municipais e nas barbas dos órgãos de fiscalização ambiental. Deve ter muito coelho nessa cartola! Onde estão os verdes de Duque de Caxias? Onde está o Partido Verde de Duque de Caxias? Onde estão as autoridades muito preocupadas com meio ambiente de Duque de Caxias?

Abaixo os principais municípios fornecedores de animais silvestres para os contrabandistas do eixo Rio-São Paulo: