Fiscais do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) participaram de uma operação conjunta em Petrópolis que resultou na apreensão de 65 aves silvestres e na autuação de 15 pessoas por cativeiro de animais silvestres, além da destruição de três ranchos de caça. A ação que contou com 20 agentes do IEF/RJ e do Instituto Chico Mendes (ICMBio), começou na quinta-feira (17/07) e terminou no sábado (19/07), no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e na Área de Proteção Ambiental de Petrópolis.
Os agentes fiscalizaram uma trilha entre as localidades do Bonfim e do Caxambu Pequeno, no entorno e dentro dos limites do parque, e também estiveram na localidade do Meio da Serra, na APA Petrópolis. Além da autuação dos infratores que mantém pássaros silvestres em cativeiro, os fiscais também notificaram donos de construções irregulares na área da antiga Fábrica de Tecidos Cometa, um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As 15 pessoas autuadas por manter aves silvestres em cativeiro serão multadas. Os valores variam de acordo com o grau de risco de extinção do animal apreendido.
As operações conjuntas vão continuar, dentro da estratégia elaborada pelos dirigentes das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. O mosaico abrange uma área com cerca de
Abaixo os principais municípios fornecedores de animais silvestres para os contrabandistas do eixo Rio-São Paulo: