segunda-feira, 28 de julho de 2008

Política - Depois de reportagem, Superintendente do IBAMA em Rondônia é afastado por irregularidades



Somente após à divulgação na imprensa de que o Superintendente do IBAMA em Rondônia, Oswaldo Luiz Pittaluga, cometeu irregularidades constatadas em auditoria interna do órgão, é que o ministro Minc (neste domingo) decidiu afastá-lo do cargo. O próprio ministro declarou que já sabia do resultado da auditoria, e que só decidiu exonerar Pittaluga do cargo depois da divulgação de reportagem sobre o assunto.

De acordo com a investigação, Pittaluga doou madeira ilegal apreendida e equipamentos - como tratores e motosserras - beneficiando movimentos sociais. O que mais chamou à atenção dos auditores foi a doação de 36 motosserras, duas serrarias e geradores para o Movimento Camponês Corumbiara (MCC), instalado dentro de um as
sentamento florestal. O MCC é uma dissidência do MST e foi o responsável pela ocupação da fazenda Santa Elina, em agosto de 1995, em Corumbiara, que resultou num massacre e mortes de sem-terras. A auditoria concluiu que Pittaluga favoreceu o movimento e descumpriu uma série de critérios de doação de bens apreendidos.

Ligado ao PT, Pittaluga estava no cargo desde o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O superintendente negou que tenha cometido irregularidades, admitindo que pode ter sido induzido a erro pela comissão de doação, formada por servidores de carreira do órgão.

Mais uma para comprovar que o ministro é mesmo movido à mídia.