A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) foi aberta na noite dessa quarta-feira (03-07) com o show de Luiz Melodia na Praça da Matriz, baseado num repertório de sambas. Até o próximo domingo, Paraty vai ser tomada por livros, exposições e palestras. A Flip é o maior evento literário do Brasil.
Dezoito escritores estrangeiros e 22 brasileiros vão participar da sexta edição do evento. Os visitantes lotam a cidade. Nas ruas há turistas de várias partes do país e do mundo.
Quatro tendas abrigam a festa da cultura. Nesse período a cidade histórica vai girar em torno de contos, crônicas, poesia, romances. Todos os gêneros literários vão estar reunidos
Para atender a pessoas de várias nacionalidades, a gastronomia precisa ser diversificada. A mistura de países também está nos restaurantes de Paraty. Há comida italiana, japonesa, árabe – sabor para paladares de todo o planeta.
Além de livros e comida, a Flip encanta os visitantes com diversas atrações. Machado de Assis, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, será o homenageado dessa edição. No ano do centenário de sua morte, suas palavras estarão em debates, exposições e nas mãos de muitos leitores.
A Flip tem um espaço reservado para as crianças. É a Flipinha, em que elas participam de várias atividades. São esperados mais de 6 mil estudantes para ler, escrever e contar histórias. Cultura que movimenta a cidade. Mais de 25 mil pessoas devem passar por Paraty durante a Flip, segundo os organizadores.
Paraty mostra ao Brasil que cultura é sempre um excelente negócio. Dá um exemplo de originalidade, de criatividade, de amor aos valores mais importantes do ser humano: do saber, do respeito, da participação, da confraternização. Literalmente, Paraty mostra aos muitos municípios brasileiros, que é possível desenvolver com sabedoria. Parabéns a essa fantástica cidade e seu povo. Viva Paraty!!!