sexta-feira, 25 de julho de 2008

Meio ambiente - Livre o mar do nuclear, o slogan que o ministro esqueceu


Cariocas e fluminenses, principalmente aqueles que vivem na Costa Verde (Paraty, Angra e Mangaratiba), lembram-se disso?

Pois é. O que está acontecendo com Carlos Minc, que durante sua vida toda de deputado militante criou e encabeçou a campanha acima, mobilizando as comunidades em manifestações contra a energia nuclear? Pelo que está acontecendo, podemos pensar que Minc usou a comunidade esse tempo todo para se promover e se sustentar num mandato quase que perpétuo na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e depois prestar o papelão de liberar a licença para Angra III, abaixando a cabeça para os interesses meramente econômicos (dentre outros que existem por trás de tanta dinheirama que certamente irá movimentar o projeto e encher o bolso de muita gente) desse desgoverno que aí está.

Manifestação contra a construção de Angra I,
no canteiro de obras, em 1989


As ações mirabolantes de Minc eram até esperadas por quem está acostumado a ver sua atuação aqui no Rio, suas constantes aparições na mídia (ponto forte do deputado onde mostra grande competência) mas, diante de tal importante questão, por sua história, tenho certeza que os ambientalistas e demais membros das comunidades que participam e participaram de tantas ações junto com o deputado, não esperavam por tanta passividade e obediência. Isso não é próprio de um legítimo ativista ambiental.


O pior de tudo é que Minc justifica usando termos totalmente vazios como "brutais exigências" as condições para licenciar a usina. O que ele e seu pessoal estão achando disso tudo? Acham que conseguem enganar mais alguém? São exigências medíocres, e no caso da energia nuclear, quaisquer exigências que se queira impor para promovê-la serão ridículas, pois nenhuma garantirá a segurança de um projeto desse tipo. Nenhuma exigência que se possa conceber diminuirá o risco de acidentes nucleares, que quando acontecem, causam as maiores catástrofes que podem ser imaginadas. A história é testemunha. Será que eles ainda não entenderam isso?

É inadmissível, num país como o Brasil, onde diversas alternativas de geração de energia são possíveis, que alguns loucos continuem a promever a expansão das termonucleares! Isso que está acontecendo é o maior crime ambiental que poderia ocorrer no país. Os responsáveis por isso tudo deveriam ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais. Todos deveriam estar presos. Mas estão aí, soltos, decidindo o destino do povo, o qual continua apático e indolente, não sei até quando, se é que algum dia terá coragem para mudar tal situação.

Mais uma vez se lixaram para o povo que, tenho certeza, na grande maioria continua contra tal barbaridade.

Hoje, quem defende a expansão das termonucleares no país está somente pensando em ganhar dinheiro. Não está comprometido com a preservação e conservação do meio ambiente. Não está comprometido com o desenvolvimento sustentável.

Minc, não dá mais para acreditar.

Eu não acredito mais na existência de políticos realmente preocupados com o meio ambiente. Eu não acredito mais em político. Eu não voto mais.