O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro entregou nesta quarta-feira ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma lista com 653 nomes de gestores públicos com ficha suja. Entre eles estão 81 prefeitos e ex-prefeitos fluminenses e 97 presidentes e ex-presidentes de câmaras municipais no estado. Em cumprimento da Lei Federal
Com base nela, juízes responsáveis pelo registro eleitoral poderão negar a inscrição de candidatos cujos nomes estiverem na relação.
Na semana passada, O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Walton Alencar Rodrigues, entregou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, a lista (guardem esses nomes) de gestores públicos com contas julgadas irregulares para fins de inelegibilidade, com cerca de 3.100 nomes.
Além de prefeitos e presidentes de câmaras municipais, constam nomes de tesoureiros, ordenadores de despesas públicas, diretores de escolas e hospitais, fiscais de obras, secretários estaduais e municipais e até sócios de empreiteiras.
A lista não inclui os gestores da capital, cuja fiscalização é feita pelo Tribunal de Contas do Município.
Como diz Copélia: "Prefiro não comentar".