quinta-feira, 3 de julho de 2008

Política - Jarbas Vasconselos diz na tribuna que Minc é "bobo da corte"


Em discurso feito nesta quarta-feira (02/07) no plenário do Senado, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) reagiu duramente à acusação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de que na sua gestão como governador aprovou um "acordo imoral" que permitiu o desmatamento por usinas de açúcar de Pernambuco, multadas pelo Ibama em R$ 120 milhões. Chamou Minc de "o mais novo aloprado do Governo Federal" e de "bobo da corte".

"Tenho verdadeira ojeriza, completo nojo dos populistas, dos bobos da corte que se divertem atacando a honra alheia. Este é o caso do Sr. Minc, que tem mais vocação para animador de auditório do que para Ministro de Estado. Para compensar suas deficiências morais e de gestão, o Sr. Minc optou pelos factóides populistas", assinalou Jarbas Vasconcelos.

Declarou que o acordo com os usineiros foi feito no atual governo de Pernambuco, de Eduardo Campos, do PSB, aliado do governo federal, por meio do Termo de Compromisso Agroindustrial 6.132, firmado em setembro de 2007. Segundo o senador, o ministro do Meio Ambiente fez "acusações mentirosas e caluniosas".

Em sua resposta, Minc preferiu contemporizar:

- Tenho admiração por Jarbas Vasconcelos. Não fiz qualquer acusação pessoal a ele. Espero que ele apóie o projeto de recuperação florestal para que Pernambuco perca o título de estado campeão do desmatamento da Mata Atlântica do país.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), lamentou a postura de Minc e pediu respeito aos pernambucanos.

- Esse cidadão, desde que escolhido ministro, vem ilustrando as páginas dos jornais com declarações pitorescas, não tão pitorescas quanto ele próprio. Agora ele estabeleceu um confronto com os pernambucanos. Em Limoeiro, havia um cara que administrava o circo e que se vestia como esse ministro, igualzinho. Penso que esse negócio de meio ambiente no Brasil não pode continuar entregue a esse tipo de alegria. Ele é um cara alegre. Nós precisamos de um cara responsável, que diga o que pensa, mas que pense direito. Não pode pensar besteira o tempo todo - afirmou.

Será que dura?