segunda-feira, 6 de abril de 2009
Arte - Nova galeria de arte em Manaus pretende resgatar “alma amazônica”
Manaus acaba de ganhar uma nova galeria especializada em arte amazônica. A Galeria de Arte e Imaginário da Amazônia (Gaia), inaugurada na semana passada, reúne um acervo de 71 obras de 13 artistas plásticos amazonenses, seis deles de origem indígena. Todos os trabalhos têm temática regional.
A galeria não é fechada apenas aos artistas do estado. O espaço está aberto para pintores e escultores de qualquer origem, desde que suas obras tenham temática amazônica. Outras atividades culturais além da exposição das obras, também serão desenvolvidas no novo espaço. A arte amazônica será levada para as escolas, valorizando os mitos locais, a alma do povo, o gostar de tomar banho de rio e a culinária, pois muitas crianças da Amazônia já não conhecem as lendas e os costumes regionais.
Entre os expositores estão: Dhiani Pa´saro, Arnaldo Garcez, Duhigó, Edgard Alecrim, Fernando Júnior, Nelson Falcão, Otoni Mesquita, Rui Machado, Tchanpan e Zeca Nazaré. Estão expostas obras que utilizaram técnicas como óleo sobre tela, tinta acrílica sobre tela, marchetaria e gravura em serigrafia.
A Gaia funciona das 9:00 às 20:00, de terça a domingo. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (092) 3302-6577. O endereço é Av. Theomário Pinto da Costa, 1250, Manaus, AM.
Parabéns manauaras por mais esse importante espaço cultural.