segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tecnologia verde - Cientistas transformam CO2 em biocombustível


Cientistas do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Cingapura anunciaram a descoberta de uma forma de transformar o dióxido de carbono, o mais nocivo dos chamados gases do efeito estufa, em metanol, que não agride o meio ambiente. O método, segundo eles, demanda menos energia do que tentativas anteriores. Eles usaram catalisadores orgânicos para transformar o CO2 no biocombustível.

A equipe, liderada por Yugen Zhang, usou carbenos-N-heterocíclicos (NHC, um catalisador orgânico) na reação química com o CO2. Os NHCs são estáveis, e a reação entre eles e o CO2 pode acontecer sob condições climáticas amenas, no ar seco, não sendo necessário usar muitos catalisadores na operação.

O processo também emprega hidrosilano, combinação de sílica com hidrogênio. O hidrosilano fornece hidrogênio, que se liga ao dióxido de carbono numa reação de redução. Essa redução do dióxido de carbono é eficientemente catalizada pelos NHCs mesmo a temperatura ambiente.

Tentativas anteriores de converter o CO2 exigiam mais gasto energético e muito mais tempo, segundo a equipe. O grupo ainda não esclareceu como o processo poderia ser difundido para capturar e converter parte das bilhões de toneladas de CO2 lançadas anualmente na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis, o que segundo cientistas é o principal fator por trás do aquecimento global.

Se realmente houver viabilidade para o tratamento da enorme quantidade de CO2 lançada na atmosfera, muita gente que anda ganhando dinheiro com o aquecimento global vai começar a espernear. O lobby vai ser grande.