
O Ibama está solicitando esclarecimentos da empresa quanto ao destino dos animais. A Dersa tem 20 dias para apresentar defesa na autuação ou pagar a multa. Segundo o Ibama, a Dersa chegou a informar que foram coletados 457 animais silvestres nativos, sendo que pelo menos 12 são de espécies ameaçadas de extinção. Entre os animais estavam primatas e aves.
A Dersa informou que 371 bichos foram devolvidos para a mata sem apresentar problemas, enquanto 137 acabaram enviados para recuperação em clínicas veterinárias e parques conveniados. Desse total, 105 (76,6%) morreram porque tiveram ferimentos graves ou sofreram estresse profundo. Os animais foram levados para parques em Santo André, em São Bernardo do Campo e em São Paulo. As clínicas estão em Cotia e Embu. A empresa informou que recorrerá da multa e que o programa de resgate de animais implementado foi aprovado pelo próprio Ibama.
O Ministério Público Estadual (MPE) também vai investigar a morte dos animais silvestres. O promotor de Justiça e Meio Ambiente da capital Marcos Lúcio Barreto disse que a situação demanda apurar eventual omissão ou falta de cuidados dos responsáveis pelo manejo dos animais e que a denúncia será objeto de procedimento investigativo para apuração de responsabilidades.
É isso aí. Se investigarem mesmo e levarem o caso até o final, muita coisa vai sair desse mato.