sexta-feira, 3 de abril de 2009
Ecoesporte - Brasileiro bate recorde mundial de “caiaque extremo”
O atleta Pedro Oliva, 26 anos, natural de São José dos Campos (SP), desceu a cachoeira conhecida como Salto Belo, de 38,7 m de altura, em Campo Novo dos Parecis (MT), no dia 4 de março, usando um caiaque. Na queda, que durou 2,97 segundos, a velocidade máxima atingida foi de 115 km/h. A imprensa internacional repercutiu o fato como ousadia e muitos disseram que o atleta é maluco.
O feito rendeu a ele e à equipe o recorde mundial de caiaque extremo (do inglês kayak extreme). O recorde, aceito pela comunidade dos praticantes desse esporte e publicado em revistas de referência, deve ser agora submetido ao Guinness World Records para avaliação e registro.
Oliva garante que não foi maluquice: “foi algo bem técnico e tudo muito bem planejado”. Segundo ele, a técnica foi o que garantiu o sucesso da descida. Da escolha dos equipamentos ao planejamento da melhor posição para a queda, tudo foi calculado detalhadamente. A equipe, formada por brasileiros e americanos, conta até com a ajuda de um matemático. Para pensar na queda, eles desenvolveram teorias até um pouco fora da linha do esporte.
Da chegada ao local à descida, foram necessárias mais de três horas de preparo, para conhecer a área onde o caiaque iria cair. Membros da equipe desceram a cachoeira de rapel e procuraram locais em que não havia pedras. Tinham que escolher o melhor lugar para descer. A cachoeira tem cerca de 100 m de largura e, para o êxito da façanha, era importante percorrer a via com maior fluxo de água.