segunda-feira, 20 de abril de 2009

Crime ambiental – Madeireiros são flagrados pelo IBAMA transportando toras em jangadas


Na última quinta-feira (16), uma operação de fiscalização do IBAMA apreendeu, 600 m3 de madeira retirada de um dos locais mais preservados da Amazônia. O material estava sendo transportado em forma de jangadas. Os troncos eram colocados na água, presos entre si e puxados por um barco. O volume confiscado equivale a 35 caminhões carregados.

A madeira foi cortada na Reserva Biológica de Abufari, e transportada por centenas de quilômetros pelos rios Purus e Solimões até Manacapuru, onde seria serrada. Como os madeireiros fugiram, não chegaram a ser autuados pelos agentes ambientais. Na época das cheias dos rios o transporte de madeira em jangadas é mais comum. Em geral, as árvores são cortadas no período da vazante, e se espera até a época das chuvas para retirar as toras com mais facilidade.

O IBAMA informou que pretende doar o material apreendido para a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Manaus, para que a madeira seja usada na construção de casas para as vítimas das enchentes, que já deixou milhares de desabrigados na Amazônia.