quinta-feira, 12 de março de 2009
Biodiversidade – Biólogos descobrem borboleta de bigode na Colômbia
Uma nova espécie de borboleta, cuja principal característica são os bigodes que desenvolveu, foi encontrada por uma expedição da Fundação ProAves em Serrania de los Yarigüíes, no noroeste da Colômbia. A borboleta foi encontrada pelos biólogos Blanca Huertas e Cristóbal Ríos durante um trabalho de campo na região anteriormente não explorada, declarada Parque Nacional em 2005 e onde a Fundação ProAves mantém duas reservas naturais.
De volta ao Museu de História Natural de Londres, onde é curadora da coleção de borboletas, Huertas analisou e comparou várias espécies com os materiais de outros museus e textos. Na coleção de borboletas do Museu de Londres, Huerta encontrou exemplares desta borboleta entre os três milhões que estão aí. Estes espécimes foram mantidos na coleção por 90 anos sem que ninguém os descrevesse e identificasse. Assim, no fim da pesquisa, a bióloga descobriu que o exemplar, que tem as partes ao redor da boca peludas, ainda não era registrado. Era uma nova espécie.
A descoberta, foi descrita e nomeada Splendeuptychia ackeryi, sendo publicada em uma recente edição da revista científica Zootaxa.
A espécie apresenta uma distribuição muito restrita, sendo encontrada do sopé da Cordilheira dos Andes, ao longo do Vale Magdalena, incluindo as duas reservas da ProAves perto de Reinita Cielo Azul, em Santander, e Arrierito Antioqueño, em Antioquia.
Marcadores:
biodiversidade,
borboleta de bigode,
Colômbia,
espécie,
Splendeuptychia ackeryi,
zootaxa