terça-feira, 24 de março de 2009

Energia - Usinas a óleo poderão ser convertidas para gás natural


Após participar de um seminário sobre as perspectivas para o setor de energia elétrica no Rio, organizado pelo Gesel (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) da UFRJ, o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, informou que as usinas termelétricas projetadas para funcionar a óleo combustível poderão ser convertidas para gás natural.

A proposta deverá ser elaborada pelo governo para unidades que já foram leiloadas mas ainda não foram construídas. Os contratos já foram analisados e a intenção é converter parte das térmicas a ó
leo, com o objetivo de reduzir a emissão de gás carbônico, constituindo-se também numa saída para a sobreoferta de gás no país, que vai aumentar ainda mais com o início da produção do pré-sal. Trata-se ainda de um combustível com preços mais acessíveis e com maior facilidade de transporte.

O presidente da EPE se disse "indignado" com a maior facilidade de concessão de licenças ambientais no país: "Eu acho estranho que isso aconteça e é a área ambiental que determina isso. Depois, os ambientalistas ficam surpresos e indignados. Indignado fico eu com o absurdo de dar licença para térmica", disse. Tolmasquim espera que, em 2009, haja reversão desta tendência, com uma maior oferta de energia hídrica do que térmica.

Ainda segundo Tolmasquim, o leilão de licitação da usina de Belo Monte, no Pará, com capacidade de geração de 11 mil megawatts, deverá acontecer em outubro deste ano e há possibilidade de nos próximos três anos serem construídas usinas com capacidade total de 52 mil megawatts.