Oitenta e oito baleias e golfinhos encalharam ao longo de 5 Km de praias, em frente à costa da Baía de Hamelin, sudoeste da Austrália, 300 Km ao sul da cidade de Perth, capital do estado da Austrália Ocidental. Após encalharem na areia, os animais passaram a ser atingidos por ondas fortes.
Até agora, 55 baleias da espécie conhecida como falsa orca (Pseudorca crassidens) e 22 golfinhos não resistiram e morreram antes da chegada das equipes de resgate.
Funcionários do Departamento de Ambiente e Conservação, especialistas e voluntários trabalham para estabilizar as condições dos que foram encontrados com vida mantendo-os hidratados, enquanto esperam pela chegada de equipamentos pesados para o transporte dos animais. Autoridades pretendem levar os sobreviventes para recuperação em uma baía protegida, antes de devolvê-los ao mar.
A razão das baleias e golfinhos ter encalhado ainda não é clara, mas suspeita-se que as condições difíceis do mar e o canal estreito pelo qual estavam passando podem ser alguns dos motivos pelos quais o grupo foi parar no banco de areia.