domingo, 15 de março de 2009

Crime ambiental – Mais um golpe na feira de Caxias


Na manhã deste domingo a feira de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu mais um golpe contra o tráfico de animais. Cerca de 150 animais foram apreendidos neste domingo em uma operação surpresa realizada pelo Batalhão Florestal acompanhado por membros da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da Alerj. A ação começou às 6:00 e terminou às 8:30.

Dois comerciantes ilegais foram detidos e levados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em São Cristóvão, onde foram autuados por maus tratos, crime previsto na lei 9605 de 1998, artigo 29. Outras quatro pessoas também foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos por comercializarem cães e gatos em via pública, o que também não é permitido pela legislação estadual (lei 4808, artigo 32).


Mais de 80 aves silvestres foram recuperadas. O Deputado Estadual André do PV, Presidente da CDMA acompanhou a operação e declarou que serão feitas operações semelhantes em outras feiras onde o tráfico de animais silvestres é realizado costumeiramente. Foram apreendidos ainda dois gansos e mais de 50 aves ornamentais (que não pertencem à fauna brasileira). Os animais foram levados para o zoológico do Rio, de acordo com convênio firmado entre a CDMA e a Fundação Riozoo. A ação gerou revolta entre os vendedores (vendedores? Onde já se viu, criminosos revoltados pela ação das autoridades! É a desordem total).

De março de 2008 até fevereiro 2009, a comissão recebeu mais de 2.100 denúncias sobre atentados ao meio ambiente. Deste total, 20% foram referentes a maus tratos de animais. O telefone para denúncias é 0800-2820230.

Pelas ações realizadas nos últimos meses e, principalmente, nas últimas semanas, parece que as autoridades finalmente resolveram investir pesado no combate ao tráfico de animais no país. Esperamos que não seja momentaneamente (como de costume) e sim permanentemente. Já era hora de acabar com esses traficantes que atuam há décadas nessas feiras, principalmente a feira de Caxias (que já foi por diversas vezes matéria deste blog e constante assunto em todas as mídias). Não basta ações somente da Polícia Federal, IBAMA ou Batalhão Florestal, é necessário pressão constante das autoridades municipais que sempre foram omissas com esses criminosos. Onde estão os órgãos de fiscalização municipais que não fazem nada para conter tal absurdo? Onde estão os Prefeitos que não fazem nada para ordenar essas feiras (pois são verdadeiros mafuás e antros de criminosos) e expurgar essa gente que continua impunemente contrabandeando e comercializando animais de todas as espécies? Onde estão as Comissões de Meio Ambiente das Câmaras de Vereadores, os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, os vereadores que se intitulam “verdes”? Onde estão os Secretários Municipais de Meio Ambiente? Fazendo figuração para receberem seus salários no final do mês?
Parecem que têm interesse em manter essa situação descaradamente? É preciso ação constante em todos os níveis da administração pública. Não acabaram com essa pouca vergonha até hoje, porque nunca quiseram. Claro que tem muita coisa suja por trás desse esquema todo. Não tem outra explicação.