quarta-feira, 11 de março de 2009

Tecnologia verde – Trator movido a hidrogênio


A corrida por combustíveis alternativos não está restrita à indústria automobilística. A indústria de máquinas agrícolas também vem desenvolvendo pesquisas na área. Recentemente, a New Holland apresentou o protótipo do NH2, um trator projetado sobre a base da Linha T 6000, o primeiro trator movido a célula de combustível do mundo, cujo motor elétrico é movimentado por hidrogênio. O conceito foi apresentado na Itália.

Apesar de não ser considerada uma grande façanha, a nova máquina, desenvolvida na Europa, indica que tecnologias para combustíveis alternativos, como é o hidrogênio, estão avançando em áreas em que menos se podia esperar.

Alimentado por uma célula de hidrogênio, o trator não produz poluentes durante o funcionamento, e ainda proporciona a potência de cerca de 106 cavalos. A máquina roda com motor elétrico, que é carregado por aproximadamente 1,5 a 2 horas em um tanque de hidrogênio. O NH2 não é o primeiro veículo de serviço pesado a usar fontes alternativas de energia, mas é o pioneiro a ser concebido para fins comerciais.

Os testes com o trator começarão em breve. Ainda é necessário resolver alguns problemas antes do lançamento no mercado, como a autonomia ainda pequena e o preço absurdamente elevado. Os engenheiros da empresa tentam sanar estas dificuldades para colocar o veículo em produção em 2013, justamente a época em que os veículos a hidrogênio estarão em fase de produção em massa.