segunda-feira, 16 de março de 2009

Educação ambiental – Dia Estadual de Limpeza dos Rios


Para comemorar a terceira edição do Dia Estadual de Limpeza dos Rios, a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro promove nesta segunda-feira (16) um mutirão de limpeza e uma exposição de objetos retirados do Rio Pavuna-Meriti, na Baixada Fluminense. Centenas de garrafas pet, móveis, carcaças de carros, pneus, eletrodomésticos e outros objetos são jogados todos os dias em rios, canais e lagoas do Rio. Uma amostra da grande variedade destes resíduos será exibida para um grupo de alunos, na ecobarreira do Rio Pavuna-Meriti. Cem alunos de escolas municipais e estaduais participarão das atividades educativas sobre recuperação e preservação do meio ambiente. Desde o início do trabalho de limpeza no local, há cinco meses, foram recolhidos 2,1 mil toneladas de lixo, com destaque para 283 pneus.

O evento será aberto pela Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, com atividades acontecendo simultaneamente, no Canal do Cunha, na Maré, e na Cidade de Deus, na Zona Oeste da capital e em várias cidades do Estado, tendo como objetivo despertar e conscientizar as comunidades, sobretudo as ribeirinhas, para a necessidade de preservação ambiental, estimular ações de recuperação e preservação, além de fortalecer e despertar multiplicadores da mensagem em prol da preservação dos corpos hídricos, exposição e destino final de resíduos sólidos. Também fazem parte da programação, a apresentação da Orquestra de Violões Encantados, do grupo de teatro Companhia Emergencial Teatral e depoimentos de agentes ambientais.

O Dia Estadual de Limpeza dos Rios, que este ano se associa às comemorações pelo Dia Mundial da Água (22 de Março) mobiliza também o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e outros órgãos estaduais, prefeituras, empresas, associações de moradores e de trabalhadores, ambientalistas, voluntários e representantes da sociedade civil de todo o Estado.