quinta-feira, 12 de março de 2009

Crime ambiental – Inea “estoura” sítio de caçadores em Niterói


Equipe do Serviço de Proteção do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, estourou um sítio na região do Engenho do Mato, em Niterói, RJ. Os ficais suspeitam que o local funcione como ponto de encontro de caçadores.

Na operação, foram encontrados cerca de 20 pássaros, alguns ameaçados de extinção, como pichanchão; peles de uma jibóia de 2 metros e de um quati; dois cascos de tatu; cerca de 20 kg de cipó caboclo, nativo da Mata Atlântica;
e, ainda, material para confecção de rede de neblina, utilizada para capturar pássaros.

O local foi descoberto quando a equipe voltava de vistoria na área da carvoaria irregular estourada pelo Serviço de Proteção na semana passada. Os infratores estão sendo procurados e terão que responder pelo crime ambiental. Eles serão multados de acordo com os artigos 31 e 35 da Lei 3467/00. Os valores totais serão calculados de acordo com o número de exemplares apreendidos.

O PESET está intensificando as ações de fiscalização na área da unidade e no seu entorno. O "pente fino" conta com suporte de imagens de satélite, laptop, GPS e informações oriundas de investigações.

Para informar irregularidades, a população pode entrar em contato com o Serviço de Proteção do parque por meio do telefone (21) 2638-4813 ou e-mail falecom@parqueserradatiririca.org. Os usuários também podem denunciar crimes ambientais ao Disque Ambiente (21) 2332-4604.