domingo, 29 de março de 2009

Social - I SAID NO! No! No!


Em visita recente à África, o Papa Bento XVI declarou que o uso da camisinha não ajuda no combate à Aids. Em visita a Camarões, o Santo Padre afirmou que o uso de preservativos pode agravar o problema da Aids, chamando a doença de "uma tragédia que não pode ser combatida apenas com dinheiro ou a distribuição de preservativos, os quais podem, inclusive, aumentar o problema”. A solução, segundo Bento IX, se encontra "em um despertar espiritual e humano" e "amizade com os que sofrem". Ele defende a fidelidade e a abstinência como formas de combater a doença.

As declarações causaram espanto em alguns ativistas que dizem que o uso de preservativos é um dos únicos métodos comprovadamente eficazes de combate à doença. Para eles, a oposição do Papa aos preservativos indica que dogmas religiosos são mais importantes para ele do que as vidas dos africanos.

Na última quarta-feira, a França condenou as declarações do Papa, qualificando-as como “uma ameaça”. Segundo os franceses, enquanto não lhes cabe julgar a doutrina da Igreja, consideram que tais comentários são uma ameaça às políticas de saúde pública e a obrigação de proteger a vida humana.

Para ironizar a declaração do pontífice, foram lançados em Paris, preservativos contendo a imagem do Papa com a frase “I said no” ("Eu disse não"). As camisinhas foram fabricadas e distribuídas gratuitamente durante um protesto contra a proibição da Igreja Católica.

Estimativas apontam que cerca de 22 milhões de pessoas são infectadas com o vírus do HIV na África, ao sul do Deserto do Saara, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2007. O total representa dois terços de todos os infectados do mundo. Mesmo com o grande apelo sobre as doenças sexualmente transmissíveis e pelo uso de preservativos, milhares de pessoas morrem no mundo inteiro.